quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Projeto: Sustentabilidade não tem idade - Eu curto essa ideia

Projeto: Sustentabilidade não tem idade - Eu curto essa ideia

Duração: ao longo do ano
Objetivo Geral:
Proporcionar um ambiente escolar sustentável, que incentive o reuso, a reciclagem, a redução do lixo e o repensar dos hábitos de consumo.
Objetivos Específicos:
Disseminar ações sustentáveis no CMEI Flor do Campo, bem como na comunidade ao entorno;
Implantar o princípio dos 3R’s na unidade escolar,
Realizar oficinas de hortas sustentáveis e restauração de móveis antigos, a fim de reutilizá-los;
Participar de ações de conscientização e divulgação do projeto e ações sustentáveis;
Plantar árvores e mudas hortifruti;
Incentivar o consumo consciente, através de bazares e reaproveitamento de móveis, assim como arrecadação de brinquedos;
Buscar junto aos governantes locais, ações e planos para um futuro mais sustentável.
Justificativa:
Se em 2050 a população mundial chegar ao número estimado de 9,6 bilhões, serão necessários três planetas Terra para sustentar a população. Na sociedade atual consome-se quase o dobro do que a Terra é capaz de suportar. Essas informações, muito relevantes, alertam sobre a necessidade de refletir e agir frente ao consumo desenfreado e impensado nessa sociedade atual. O esgotamento dos recursos naturais, acúmulo de lixo, bem como a impossibilidade de todas as pessoas terem acesso à água potável e alimentação adequada, condições básicas de vida, fez com que várias ações fossem planejadas e disseminadas, a fim de minimizar tais consequências do consumo desenfreado, surge então o conceito de sustentabilidade.
De forma geral, conceitua-se sustentabilidade como a capacidade de manter-se, ou seja, quando se utiliza os recursos naturais, como petróleo, água, madeira, vento, entre outros, de maneira sustentável, tais recursos conseguem manter-se por vários anos, não se esgotando rápida e facilmente. Dessa maneira, percebe-se que o desenvolvimento sustentável é aquele que não provoca a escassez ou o esgotamento dos recursos e permite que estes atendam às necessidades das atuais e futuras gerações.
Um dos caminhos pra a redução do lixo e dos recursos naturais é apontado pelos princípios dos três erres, tal princípio consiste num conjunto de medidas de ação adotadas na Conferência da Terra realizada no Rio de Janeiro em 1992, bem como no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993. Essa política tem como ideal a prevenção e a não geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício.
Os três R’s advém das palavras: Reciclar, que pode ser compreendida como fabricar um produto advindo de outro, através de meios artesanais ou industriais.
Reutilizar: usar novamente o produto, como por exemplo, reutilizar embalagens. Quando se joga algo no lixo, desperdiça-se também a energia que foi usada em sua fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente. 
Reduzir: Comprar ou adquirir algo que realmente tem-se a necessidade, evitando o consumo desenfreado, pois tudo que se produz, necessita de energia. A redução também contribui para o bom andamento das despesas domésticas e para o meio ambiente.
Atualmente, mais um R está sendo implantado no principio: o R de repensar: analisar os hábitos de consumo, o descarte correto, o reaproveitamento daquele objeto. A reflexão consciente deve ser incentivada desde cedo, e a escola exerce um papel fundamental nessa ação.
Acreditando na importância que a educação exerce nos alunos e estes sobre o meio que vivem/habitam o Centro Municipal de Educação Infantil Flor do Campo, localizado no bairro Vista Alegre, Rio Negrinho, instituiu este projeto, a fim de estimular a reflexão sobre a sustentabilidade e a qualidade de vida das futuras gerações. Sendo que os alunos atendidos na unidade compreendem a faixa etária de 0 a 2 anos, temas como sustentabilidade, consumo consciente, qualidade de vida, entre outros impactarão fortemente o público em questão.
Porém, para que o princípio dos 4R’s seja efetivamente implantado e utilizado em nosso C.M.E.I, todos os servidores, alunos e pais serão convidados a participar e a se envolverem nas ações, tais ações serão descritas a seguir, no item desenvolvimento.
O projeto Sustentabilidade não tem idade, elaborado e executado no C.M.E.I Flor do Campo surgiu devido as várias necessidades/ dificuldades apresentadas em seu dia a dia como:  falta de espaço externo planejado para os alunos poderem usufruir, escassez de recursos financeiros, vandalismo, entre outros. Visando mudanças desse cenário, ações foram planejadas e serão descritas no item a seguir:
Desenvolvimento:
Ações a serem desenvolvidas através do projeto:
Parque palet: Em nosso C.M.E.I o espaço externo apresenta uma ótima área, porém com poucos ambientes recreativos e planejados para o livre brincar dos alunos. O parque pallet, além de reutilizar este material, principio dos 3 R’s, proporcionará alegria e fantasia aos alunos. Será pedido, como forma de doação, ás empresas do município os pallets.




Disponível em: https://br.pinterest.com/search/pins/?q=parque%20pallet&rs=typed&term_meta[]=parque%7Ctyped&term_meta[]=pallet%7Ctyped

Parque de Pneus: Temos uma área, em nosso C.M.E.I, que não é utilizada, sendo que a comunidade em que a instituição está inserida não conta com praças ou áreas de lazer/recreação, pensou-se em construir um parque com pneus, reutilizando-os e retirando os mesmos da natureza, onde muitas vezes são descartados de forma incorreta. Os pneus seriam solicitados às borracharias de nossa cidade.



Disponível em: https://br.pinterest.com/search/pins/?q=parque%20de%20pneu&rs=typed&term_meta[]=parque%7Ctyped&term_meta[]=de%7Ctyped&term_meta[]=pneu%7Ctyped




Outra forma de reutilizar os pneus seria através de floreiras, às quais proporcionariam beleza e perfume a nossa escola, bem como contato dos alunos com a terra e plantas.




Disponível em: https://espaco-casa.com/2015/08/22/horta-de-temperos-para-decorar/

Horta escolar/ horta na lata: Reutilizando latas de leite/ tambores e demais recipientes, uma horta seria elaborada nesses suportes. A prática da horta escolar estimula o hábito da alimentação saudável, assim como propicia um contato maior com a natureza, seus cheiros, texturas e temperaturas.
O ato de plantar inibe o consumo desenfreado, bem como a produção de lixo que as embalagens produzem, precisamos desembalar menos e descascar mais.
Disponivel em: https//http://orbitadahorta.blogspot.com.br/


Disponível em: https://br.pinterest.com/search/pins/?q=horta%20no%20lat%C3%A3o&rs=typed&term_meta[]=horta%7Ctyped&term_meta[]=no%7Ctyped&term_meta[]=lat%C3%A3o%7Ctyped

Outra prática comum na horta escolar é o uso da compostagem, a qual propicia o descarte correto do lixo orgânico, o descarte incorreto deste lixo produz o chorume, líquido escuro que advém da decomposição deste lixo. O chorume polui o solo em que está diretamente em contato e, ao infiltrar-se neste, pode alcançar lençóis freáticos e poluir as águas. A decomposição do lixo orgânico produz também o gás metano, gás que intensifica o efeito estufa.
A composteira, local onde é armazenado corretamente o lixo, produz adubo, e o chorume do bem, pois este líquido não contamina o solo e pode ser utilizado,  diluído em água, para intensificar o adubo na horta. Este composto alimenta as plantas, que por sua vez, sequestram gases de efeito estufa e melhoram nosso ambiente. A composteira será feita com latões de metal, doados por indústrias de nossa cidade.
A água da chuva também será coletada para fins de irrigação da horta escolar, bem como para a limpeza de pátios externos, janelas, calçadas, entre outros. O uso correto da água, sendo armazenando, bem como economizando, propicia uma economia na conta de água e evita o desperdício de água potável. Pode-se armazenar a água da chuva através de cisternas ou caixas de água.

Disponível em: https://br.pinterest.com/search/pins/?q=cisterna&rs=typed&term_meta[]=cisterna%7Ctyped

Áreas verdes: As áreas verdes proporcionam, além da preservação ambiental, proteção ao solo devido ao escoamento da chuva, melhoram a qualidade do ar, devido à retenção do gás carbônico CO2 e a liberação do oxigênio, bem como mantém a umidade do ar. Outro benefício das áreas verdes seria a sombra que as mesmas produzem, o sombreamento mantém as temperaturas mais amenas, pois absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas; diminuindo o uso de ventiladores e/ou ar condicionado, os quais são alimentados com energia elétrica.
A separação dos materiais reciclados também será feita e estimulada em nosso CMEI, através do uso de lixeiras próprias para a reciclagem, bem como campanhas de arrecadação de tais materiais. As campanhas proporcionam recursos financeiros, necessários para o andamento do projeto, bem como a participação da família nessa tarefa.
Outra ação voltada para o reciclagem e o destino correto do lixo será através de cartazes e folder’s explicativos, que informam o dia que o caminhão da coleta seletiva passa no bairro da Vista Alegre: Quinta- feira. Para a coleta do lixo sanitário, como por exemplo, o lixo de banheiro, guardanapos, etc. o caminhão passa nas segundas e sextas-feiras recolhendo o lixo.
Alguns materiais necessitam de maior atenção para serem descartados, é o caso das pilhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico. O C.M.E.I irá intervir e colocar um depósito de  pilhas o papa pilhas, um para recolher óleo de cozinha e fará campanhas, em conjunto com a Câmera de Dirigentes Lojistas( C.D.L) de Rio Negrinho para recolher lixo eletrônico.
Outro principio estabelecido pelos 3R’s o reutilizar, proporciona um novo uso/ uma nova utilidade para algum objeto, como por exemplo, roupas, brinquedos, móveis velhos, entre outros. O C.M.E.I Flor do Campo realizará algumas ações que visam a reutilização de tais elementos supracitados, como uma feira de roupa usada, a qual irá proporcionar, além da diminuição do consumo/ compras de roupas novas, angariar fundos para o C.ME.I

Oficina de restauração de móveis antigos/velhos e sobras de madeira também está prevista como uma ação a ser realizada com os professores de nossa instituição, além de personalizar os móveis, a restauração proporciona uma nova utilização do mesmo. A oficina será ministrada pela artista plástica Laudete Caikoski. Após realizada a restauração das peças as mesmas será realizada uma exposição no Centro Cultural. E posteriormente será realizada a venda das peças, o valor arrecadado será utilizado com a finalidade de angariar fundos para o projeto e futuras melhorias na unidade

.

                                            
Foto da artista laudete Caikoski
A campanha de arrecadação de brinquedos também está sendo organizada, em conjunto com algumas lojas de nossa cidade, esta ação será realizada de 21 de Agosto à 06 de Outubro nos pontos de coleta. E terá como ápice o dia 16 de Setembro com a realização do pedágio do brinquedo e arrecadação de brinquedos em bom estado na praça do avião, neste momento também será realizada a panfletagem nos principais semáforos da Avenida Willy Jung como forma de conscientizar a população sobre o consumo desenfreado e o ato de doar. Os brinquedos serão destinados à nossa instituição, os quais proporcionarão alegria e encantamento aos alunos do C.M.E.I Flor do Campo.
Em parceria com a Associação de Turismo de Rio Negrinho - ASTURINE estão sendo confeccionadas bonecas de panos com sobras de tecidos recebidos de doação que serão doados aos alunos da unidade.
Comparar contas
Para finalizar as ações previstas para o projeto, será lançada uma página em uma rede social, intitulada Sustentabilidade não tem Idade, nessa página, além de informações sobre sustentabilidade, reciclagem, princípio dos3R’s, entre outros conhecimentos e curiosidades, serão lançados semanalmente desafios sustentáveis como apagar a luz ao sair de algum ambiente, tirar eletrodomésticos da tomada, andar de transporte público ou de bicicleta, diminuir o tempo no banho, fechar a torneira quando escovar os dentes, lavar o carro com balde, utilizando água coletada da chuva ou da máquina de lavar roupas, entre muitos outros desafios.  As famílias, os servidores e a comunidade serão convidados a acessar, participar e publicar fotos cumprindo os desafios.
Conversa com os governantes locais:
Através de tal conversa, poderemos saber quais ações os governantes pretendem fazer para proporcionar um futuro mais sustentável para  o povo rionegrinhense.

.Cronograma:
PROJETO “SUSTENTABILIDADE NÃO TEM IDADE, EU CURTO ESSA IDEIA!”
DATA/PERÍODO/MÊS
AÇÃO
RESPONSÁVEIS



12/07/17
INÍCIO –CONVERSA SOBRE O HORTA NA LATA
DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS
12/07 À 31/08/17
AQUISIÇÕES E PARCERIAS
DIREÇÃO
18/08/17
REUNIÃO CDL – LIXO ELETRONICO-LAMPADAS E ÓLEO DE COZINHA
DIREÇÃO
21/08 À 06/10
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS
SOCIEDADE EM GERAL- PONTOS DE COLETA: GERMANIA, CASA BELA, INFANTUS, SALFER, KOERICH, CIA DOS MÓVEIS E MINERSOL SUPERMERCADOS.
DOAÇÃO DE CAIXAS BRAGAGNOLO
21/08/10 À 15/12/17
ALIMENTAR A FANPAGE “SUSTENTABILIDADE NÃO TEM IDADE- EU CURTO ESSA IDEIA”
DIREÇÃO, ESPECIALISTA, SECRETÁRIA E PROFESSORES.
21/08 À 08/12/17
ARRECADAÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO, LÂMPADAS E ÓLEO DE COZINHA.
COMUNIDADE, ESCOLA EM PARCERIA COM A CDL
25/08/17
REUNIÃO COM MEMBROS DA  CDL/PROJETO SUSTENTABILIDADE NÃO TEM IDADE. 
DIREÇÃO, MEMBROS DA CDL
25/08 À 01/09/17
CONVERSA COM OS GOVERNANTES LOCAIS, VEREADORES E PREFEITO.
“QUAIS SEUS PLANOS PARA UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL?”
DIREÇÃO,  VEREADORES E PREFEITOS.

02/09/17
CONSTRUÇÃO PARQUE DE PNEUS
PAIS, DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS, ESTAGIÁRIAS DO MAGISTERIO
16/09/17
AÇÃO NA PRAÇA TENENTE ODEGAR OLSEN DE SAPUCAIA E PRINCIPAIS SEMÁFOROS PARA A DIVULGAÇÃO DO PROJETO E CAMPANHA DO BRINQUEDO
DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E ESTAGIÁRIAS DO MAGISTERIO
21/09/17
DIA DA ÀRVORE (SEGUNDO O CALENDÁRIO DO MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE) – REALIZAÇÃO DO PLANTIO DE ÀRVORES BUSCANDO A PROPAGAÇÃO DE ÀREAS VERDES
DIREÇÃO, PAIS, ALUNOS, FUNCIONÁRIOS, FLORICULTURAS E AGROPECUÁRIAS.
22/09/17 À 08/12/17
HORTA COMUNITÀRIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS – TERMINAL RODOVIÁRIO, SHOPPING, ETC
DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS, COMUNIDADE EM GERAL
25/08/17 À 18/11/17
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE  PILHAS, LIXO ELETRÔNICO E ÓLEO DE COZINHA. EM PARCERIA COM A CDL
DIREÇÃO, PAIS, FUNCIONÁRIOS E CDL
26/09/17
PALESTRA EPAGRI- MANEJO DO SOLO E COMPOSTEIRAS (MATUTINO)
DIREÇÃO FUNCIONÁRIO E EPAGRI
26/09/17
(VESPERTINO) OFICINA DE HORTA VERTICAL OU OFICINA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

18/09/17 À  08/12/17
HORTA NA LATA –LATÕES E PALLETS
DIREÇÃO, PROFESSORES E ALUNOS
01/09/17 À 30/10/17
ARRECADAÇÃO DE MÓVEIS PARA A OFICINA DE RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS
DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E SOCIEDADE EM GERAL.
02/10/17 À 31/10/17
OUTUBRO MÊS DA SUSTENTABILIDADE – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS EDUCADORES
DIREÇÃO, PROFESSORES, PAIS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS ( BUSCAR PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇOES)
16/10/17 À 20/10/17
BAZAR DE ROUPAS E CALÇADOS ( 15/10 DIA DO CONSUMO CONSCIENTE)
DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS, MEMBROS DA APP E COMUNIDADE EM GERAL
16/10/17
DIA MUNDIAL  DA ALIMENTAÇÃO – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EDUCADORAS EM PARCERIA DE NUTRICIONISTAS DA SME E MERENDEIRAS.
DIREÇÃO, PROFESSORAS, MERENDEIRAS, NUTRICIONISTAS DA SME
21/10/17
SÁBADO DA FAMÍLIA NA ESCOLA – AÇÕES SOCIAIS E DE CONSCIENTIZAÇÃO
DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS, PAIS, ALUNOS, COMUNIDDAE EM GERAL, PARCERIA COM O SESC, GRUPA E BIBLIOTECA MUNICIPAL.
31/10/17
OFICINA DE RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS COM A ARTISTA PLASTICA LAUDETE CAIKOSKI
DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS EM PARCERIA COM A ARTISTA LAUDETE CAIKOSKI E CONDOR PINCEIS.
18/11/17
ENTREGA DOS MATERIAIS COLETADOS DURANTE A CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE PILHAS-LÂMPADA E LIXO ELETRÔNICO (campanha recicla da CDL)
DIREÇÃO, PAIS, FUNCIONÁRIOS E CDL.
27/11/17 À 01/12/17
EXPOSIÇÃO DOS MÓVEIS RESTAURADOS NO CENTRO CULTURAL
DIREÇÃO, SECRETARIA DE CULTURA

Referências:


“A terra é capaz de absorver as necessidades dos homens, mas não a ganância. Sejamos nós a mudança que nos queremos para o mundo” Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário