Muito
se engana quem acredita que a adaptação seja apenas para os bebês,
pais e professoras fazem parte desse processo, também precisam se
adaptar à nova realidade, aos novos bebês, aos ciclos que se fecham
e aos que iniciam.
A
primeira vez que uma criança vai para escola, é um momento cheio de
sentimentos e novidades. A reação dos bebês diante da nova
realidade não é nada previsível, normalmente os bem pequeninos de
até 6 ou 7 meses costumam ficar bem e aceitar o colo das
professoras, podem estranhar em algum momento mais delicado como a
hora do sono, a partir dos 7 ou 8 meses os bebês costumam estranhar
pessoas que não são do seu convívio diário ainda assim alguns
entram no berçário e já se interessam pelos brinquedos ou pelas
outras crianças, outros podem se agarrar nos pais.
Por
outro lado, é uma etapa bastante importante, um momento único e
especial. Carregado também de ansiedade, gerada principalmente pela
separação que a adaptação causa.
Em
nosso CMEI
procuramos buscar juntamente com os pais, informações de grande
relevância para ajudar nesse processo:
*
Como o bebê se alimenta (se é no colo ou bebê conforto), quais os
alimentos já oferecidos, o momento do soninho, brincadeiras,
interação...
*
Iniciar
com carga horária progressiva;
*
Pertences individuais que
o bebê gosta e possa se acalmar. Pode ser um paninho, brinquedo ou
até uma peça de roupa com o cheiro da mãe.
*
Parceria Escola-Família, essa
parceria é fundamental para que haja a construção de laços
saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno
desenvolvimento do bebê, já que eles são o principal sujeito da
adaptação.
Alguns
dos momentos de nossa adaptação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário