O projeto Mobiliza envolve a educação durante seu terceiro ano, e o tema alimentação saudável é uma das propostas do cronograma a serem trabalhadas pelas unidades escolares municipais.
No CMEI Flor do Campo a arte Educadora Andrea busca como referência uma obra artística para as crianças, desta vez ela optou pelo artista: Ivan da Silva Morais na obra - Baiana, Papagaio e Frutas.
Na educação Infantil a arte deve ser apresentada de forma lúdica e caracterizada pelo jogo simbólico e ainda se possível acompanhada das outras linguagens artísticas como: teatro, musica, dança e posteriormente a pintura. Uma vez que a criança precisa se apropriar do conhecimento para depois expressa-lo a sua maneira.
Neste caso a arte educadora buscou uma forma inusitada de inserir a obra de arte no contexto da criança, criou os personagens da obra: a baiana, o papagaio e o cenário, composto pelo cesto de frutas, a toalha e o mar.
Não se preocupou em fazer exatamente igual esta na obra, mas buscou características especificas para aguçar a imaginação das crianças ao jogo simbólico e a imagem da obra real para associação.
A musica de sua adaptação foi desta vez :
O que que a baiana tem ? Tem ?
Tem frutas como ninguém tem ?
O que que a baiana tem ? Tem /
Um papagaio comilão também ,tem ?
(Carmem Miranda )
E para finalizar o tema um arco que usará ate o final deste projeto com os personagens da obra.
Toda a semana estará trabalhando uma fruta que será inserida no cesto de frutas da obra de Ivan Moraes.
As obras de arte nesta faixa etária devem ser estimuladas pejo jogo simbólico que despertará a imaginação da criação e no decorrer de seu desenvolvimento a construção de seu mundo cultural.
" A imaginação é o lugar onde chove" (Xamã)
Ai que lindo meu anthony dançando 😍
ResponderExcluirQue lindos.😍
ResponderExcluir