quarta-feira, 5 de julho de 2017

Um encontro com a imaginação

A criança do berçário está mais focada nela mesma, é a fase do autoconhecimento e da exploração e percepção do espaço. Como ainda não se apropriou da linguagem oral e falada, possui uma forma própria de explorar o ambiente, de se relacionar com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações sociais, com o corpo e movimento.

O toque, o afeto, a proteção, a conversa, o brincar, o canto, o movimento e a leitura de imagens ajudam na aquisição de habilidades para aprender e se desenvolver.

Nesta visão, propomos atividades que estimulem a linguagem, as percepções, os valores, as noções básicas de higiene e a sua identidade através do lúdico e da fantasia, permitindo que a criança amplie seu conhecimento de mundo.

Na faixa etária do berçário, a criança desponta e define algumas prioridades. Essas prioridades podem ser descritas como: necessidade de sentir-se aceita, de ter confiança e segurança, necessidade de conhecer, de aprender, necessidade para desenvolver a coordenação motora e de compartilhar experiências com outras crianças e adultos. Como ponto de partida nessa aventura inusitada, cabe expor a criança à linguagem oral, corporal e musical para conduzir suas emoções na relação com o ambiente.

Objetivos Específicos:

Conhecer a si mesmo e o próprio corpo, ou seja, estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente;
Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
Estimular a interação e integração em sala de aula;
Despertar na criança a atenção e concentração.

Atividades do Projeto Minhas Vivências

  • Tinta caseira comestível
  • Experimentando novos sabores
  • Cores e texturas
  • Ouvindo historias
  • Peso e medida






























Nenhum comentário:

Postar um comentário