quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Quais suas ações para um futuro mais sustentável?

Projeto sustentabilidade não tem idade-eu curto essa ideia

Quais suas ações para um futuro mais sustentável?

Esta questão foi lançada aos governantes locais, prefeito e vereadores, com o intuito de culminar em ações, dicas, praticas cotidianos e novas ideias que agreguem e assegurem um futuro mais sustentável!!!
Pequenas ações HOJE, trazem grandes benefícios no FUTURO!!!

Resposta  da Vereadora Liliana Schroeder

Sustentabilidade não tem idade: Quais suas ações para um futuro mais sustentável?

Liliana Schroeder: No dia cinco de setembro, a equipe do CMEI Flor do Campo recebeu, no período matutino, a vereadora do município Liliana Schroeder Jurich para conversar a respeito de um futuro sustentável. Comungando com o projeto que está sendo desenvolvido na unidade escolar, intitulado Sustentabilidade não tem idade, eu curto essa ideia, a vereadora relatou várias ações que ela faz em sua casa, bem como ideias e soluções para alguns dos problemas enfrentados em nosso município. Inicialmente Liliana destacou as ações que realiza em seu lar, como a separação e o descarte correto do lixo produzido por sua família, como por exemplo, o lixo orgânico vai para sua horta, onde é enterrado e decomposto, o qual servirá como adubo para as plantas como couve e em torno das árvores de seu jardim, já o lixo reciclado é separado e lavado, a fim de poder reciclá-los nas cooperativas existentes no município. Outra atitude que a vereadora toma, frente à reciclagem, é nunca deixar tampadas as garrafas P.E.T, pois se as mesmas não tiverem um destino correto e forem parar em um depósito de lixo comum, o ar que há dentro dela pode colaborar para possíveis propagações de incêndio, devido ao chorume, gás expedido pelo lixo em decomposição.
 Aproveitando o assunto sobre reciclagem, Liliana destacou ainda mais algumas ideias a respeito desse tema tão abordado e importante para o futuro de nossa cidade: conversar com o empresariado do setor de vendas de nosso município, a fim de conscientizar a população a utilizar mais embalagens de papel/papelão a embalagens de plástico para condicionar as compras. Outra sugestão dada por ela seria iniciar, efetivamente, a separação e o descarte correto do lixo reciclável nos órgãos e entidades públicas, dando o serviço público, então, o exemplo para a população.  As embalagens de garrafa P.E.T utilizadas em nosso Natal Encantado, são pintadas, inutilizando-as para a reciclagem, após vários anos de uso, algumas não são mais utilizadas como objeto de decoração, pode-se então enviá-las para uma usina, servindo como material para produzir asfalto.
Outras atitudes tomadas pela vereadora são: através de encontros de catequese Liliana explica a importância da reciclagem e o descarte correto do lixo na casa dos catequizandos e os estimulá-los a implementarem tais ações; como a vereadora faz parte da comissão da dengue de nosso município, uma vez por mês eles se reúnem em um cemitério, a fim de limpá-lo, o lixo acumulado também tem seu destino correto. Para finalizar a conversa, Liliana enfatizou que ela também cobra respostas do poder público em como promover um futuro mais sustentável para todos e incentiva toda a população a fazer o mesmo.

Resposta do Excelentíssimo Prefeito Júlio Ronconi

Sustentabilidade não tem idade: Quais suas ações para um futuro mais sustentável?

Excelentíssimo Prefeito Júlio Ronconi: Nos dias atuais é impensável planejar as cidades sem pensar na sustentabilidade. E como gestor público, este é um tema que embasa praticamente todas as minhas ações à frente da Prefeitura de Rio Negrinho, pensando na cidade de forma global, beneficiando os mais variados segmentos com melhor qualidade de vida, Saúde e Educação. E nessa linha, já estamos trabalhando neste ano o DEL, que é o programa de desenvolvimento econômico local, que visa fazer um planejamento para a Rio Negrinho que queremos daqui a 20 anos, mas cujo trabalho inicia agora. Pelo DEL, várias câmaras técnicas são responsáveis em analisar cada um dos setores, melhorias que podem ser feitas e soluções para se atingir tais objetivos a curto, médio e longo prazo, sempre pautados na sustentabilidade dos projetos, para que eles sejam de fato benéficos para toda a sociedade. Outro exemplo prático de projeto sustentável está no Natal Encantado, que estamos retomando neste ano e que foca na reciclagem do PET como principal material para a decoração natalina. Desta forma, é dada uma destinação social a este material, envolvendo toda a comunidade na produção dos enfeites, e que no período natalino atraem os turistas para Rio Negrinho, movimentando nossa economia e proporcionando a geração de mais emprego e renda para nossa gente. E por fim, podemos falar ainda no Desenvolvimento Econômico geral de Rio Negrinho e para isso, temos buscado empresas que têm em suas bandeiras a sustentabilidade, isto é, mais preocupadas que apenas gerar emprego, elas querem transformar a vida de seus colaboradores, proporcionando um crescimento equilibrado da sociedade. Mais que quantidade, é necessário a qualidade, para que o futuro de Rio Negrinho seja benéfico para todos, com crescimento ordenado e de forma sustentável.


Agradecemos a vereadora   Liliana Schroeder e ao Exceletissimo Prefeito Júlio Ronconi pelo seu pronto atendimento, suas ações ações certamente enriquecerão nosso projeto!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário