segunda-feira, 18 de março de 2019

Adaptação no Berçário


     Muito se engana quem acredita que a adaptação seja apenas para os bebês, pais e professoras fazem parte desse processo, também precisam se adaptar à nova realidade, aos novos bebês, aos ciclos que se fecham e aos que iniciam.
     A primeira vez que uma criança vai para escola, é um momento cheio de sentimentos e novidades. A reação dos bebês diante da nova realidade não é nada previsível, normalmente os bem pequeninos de até 6 ou 7 meses costumam ficar bem e aceitar o colo das professoras, podem estranhar em algum momento mais delicado como a hora do sono, a partir dos 7 ou 8 meses os bebês costumam estranhar pessoas que não são do seu convívio diário ainda assim alguns entram no berçário e já se interessam pelos brinquedos ou pelas outras crianças, outros podem se agarrar nos pais.
     Por outro lado, é uma etapa bastante importante, um momento único e especial. Carregado também de ansiedade, gerada principalmente pela separação que a adaptação causa.
     Em nosso CMEI procuramos buscar juntamente com os pais, informações de grande relevância para ajudar nesse processo:
* Como o bebê se alimenta (se é no colo ou bebê conforto), quais os alimentos já oferecidos, o momento do soninho, brincadeiras, interação...
* Iniciar com carga horária progressiva;
* Pertences individuais que o bebê gosta e possa se acalmar. Pode ser um paninho, brinquedo ou até uma peça de roupa com o cheiro da mãe.
* Parceria Escola-Família, essa parceria é fundamental para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento do bebê, já que eles são o principal sujeito da adaptação.

Alguns dos momentos de nossa adaptação:

















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